A descoberta dos Raios X


 Wilhelm Conrad Rontgen

Foi um grande físico  e o   descobridor do raio x, ele nasceu em Alemanha, em 27 de março de 1845. Ai ele viveu seus primeiros 3 anos, quando a família então mudou-se para Appeldoom, Holanda, em 1848. Em 1862. Em 1862, ingressou na  Universidade de Utrecht, Holanda para o curso de física, mas não o terminou, em 1865 muda-se para Zurique, Suíça, e  inicia o curso de engenharia mecânica, formando-se em 1868, posteriormente se doutora em Física pela mesma Universidade.  Casou-se com Ana Bertha em 1872, a quem conheceu nesta mesma instituição.

Como Rontgen descobriu o raio x ?

 Wilhelm Conrad Rontgen descobriu em 1895 os Raios X, quando estudava o fenômeno de luminescência produzido por raios catódicos num tubo de Crookes( tubo de vidro). A descoberta foi ocasional, pois na verdade ele desejava saber como os raios catodicos propagaram-se pra fora do tudo de crookes.  Ao final da tarde do dia 8 de Novembro de 1895, Rontgen estava determinado a testar uma idéia que possibilitaria, segundo ele, esta visualização.  

O EXPERIMENTO

 Rontgen envolveu um tubo de Crookes com uma espécie de capa de papelão, de cor preta, e ficou observando o tubo enquanto aplicava descargas elétricas entre os eletrodos do equipamento.Quando Röntgen ligou o tubo, acostumado que era à visão no escuro, percebeu que uma placa de  de um material fluorescente chamado Platinocianeto de bário, colocada casualmente perto do tubo, brilhou. Rontgen então desligou o tubo e o brilho emitido pelo material fluorescente, de forma praticamente instantânea, desapareceu. Ele novamente ligou o tubo, e o efeito de fluorescênte voltou a aparecer.Rontgen concluiu  esse fenômeno como  um novo tipo de radiação que seria originada a partir da colisão dos raios catódicos com a parede de vidro do tubo. Desconhecendo a natureza de tais raios, denominou-os raios-X. 


Imagem extraída:  UFRGS ( Física Moderna)

 

Após a descoberta Röntgen convidou sua esposa para ir ao laboratório, pediu para que ela posicionasse sua mão entre o dispositivo e o papel fotográfico. O resultado foi uma foto que revelou a estrutura óssea interna da mão humana. Ficou registrado na história da humanidade a primeira radiografia humana, datada em 8 de novembro de 1895.

A primeira humana, da mão da Sra. Rontgen, tirada em 22 de dezembro de 1895

 

Vale a pena conferir este vídeo "A Saga do Prêmio Nobel" 

Produção francesa exibida pela TV Escola

 

 

 

Um dos primeiros raios do mundo 

primeiro raio x do mundo

 

 

 

primeiro raio x do mundo

Imagem extraída de hypescience