Veja alguns experimentos que podem ser feitos sobre o assunto:

1) Produção de um indicador ácido/base

Material

Panela.
Fogão.
Coador.
Vidro de relógio.
Faca.
Tábua de cozinha.
Compostos

 Repolho roxo.
Água destilada.
Água da torneira.
Hidróxido de sódio.
Vinagre.

Procedimento

1. Corte em pedacinhos, uma ou duas folhas de repolho roxo (bem roxo). (corte o repolho sobre uma tábua de cozinha, para ser facilitado o próximo passo da experiência)

2. Leve pelo menos 1 litro de água destilada à ebulição. O aquecimento da água pode ser feito num fogão ou em um microondas.

3. Quando a água atingir a ebulição, tire a panela do fogão e coloque o repolho na água. (tenha cuidado ao manusear a panela com a água fervente, pois pode causar graves queimaduras)

4. Deixe esfriar a água destilada com o repolho roxo até esta ficar totalmente fria. Depois coe o líquido resultante. O líquido deve ter uma cor roxo - avermelhado - escura. (o mais importante agora é saber quais as cores que este indicador adquire quando em contacto com soluções com características alcalinas, ácidas ou neutras. Para soluções neutras o indicador irá manter a sua cor original, para soluções ácidas o indicador irá tornar-se vermelho. Em relação às alcalinas o indicador poderá adquirir duas cores distintas, sendo azul para soluções alcalinas fracas e verde para soluções alcalinas fortes).

Para realizar os testes de acidez vc deve colocar um pouco de indicador em um vidro e depois adicionar um pouco da solução que se quer estudar. Pode-se utilizar o vinagre (ácido acético) como ácido, a água da torneira como base fraca e a soda cáustica (hidróxido de sódio) como base forte. A água destilada pode ser utilizada como base neutra.

Esclarecimento: este experimento foi adaptado de Ciencia em Casa em http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/indicador.html 

 

 

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2) Veja lá em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=909 um experimento sobre Chuva ácida em laboratório cujo objetivo é conscientizar o aluno de sua participação na emissão de gases poluentes que aumentam a acidez da atmosfera e conseqüentemente da chuva. Se vc resolver realizar a experiência, logo após responda as perguntas propostas e se tiver dúvidas entre em contato para trocar ideias.

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3) Veja lá em http://www2.fc.unesp.br/lvq/exp11.htm Padronização do hidróxido de sódio e determinação da acidez do vinagre um experimento que tem o objetivo de definir propriedades de um ácido e de uma base. Ele auxilia o professor a explicar aos alunos o que determina a acidez de uma substância (dada em função dos cátions hidrogênio), ou a basicidade (dada em função dos ânions hidroxila), quando em meio aquoso.

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