As inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2017 terminam nesta sexta-feira (4), às 23h59. A prova serve para que médicos formados no exterior possam atuar no Brasil.

É possível se candidatar pelo site do Revalida, após preencher um formulário, anexar uma cópia digitalizada do diploma, escolher a cidade em que fará a prova e pagar a taxa de R$ 150, em boleto bancário.

O exame será aplicado em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Para participar, é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no país e ter diploma médico em instituição de ensino superior estrangeira, autenticado pela autoridade consular daqui.

Provas

A primeira etapa ocorrerá no dia 24 de setembro, em dois períodos:

1ª etapa

8h-13h – prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha

15h-18h- prova discursiva, com cinco questões

Aqueles que forem aprovados deverão confirmar a inscrição para a segunda etapa entre 6 e 9 de novembro – é cobrada uma nova taxa, de R$ 450.

Esta fase é uma avaliação de habilidades clínicas, em que o candidato comprovar que está apto para exercer a profissão de médico. A dinâmica é a seguinte: o participante percorre dez estações e executa tarefas como investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses de diagnóstico e aconselhamento a pacientes ou familiares, por exemplo. Confira os horários:

2ª etapa

10 e 11 de março de 2018, em dois períodos:

9h-13h;

14h30-19h.