Uma vez por semana, alunos de uma escola estadual de São José do Rio Preto (SP) fazem exercícios de respiração e de flexibilidade durante aula de ioga adotada pela unidade como estratégia para aliviar o estresse pré-vestibular.

Segundo a assessoria de imprensa do Estado, neste semestre, 30 alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professora Amira Homsi Chalella dão uma pausa na rotina intensa de estudos e participam da prática por sugestão da professora de educação física, Ligia Paraboli.

Durante a sessão de uma hora e quinze minutos, os jovens fazem movimentos que, além do fortalecimento físico, melhoram a autoestima, a autoconfiança, a atenção, a concentração e o foco. A meta é que a diferença seja sentida dentro e fora da sala de aula. Para isso, todos passaram por testes para medir os níveis de ansiedade antes do projeto começar.

Segundo o instrutor Carlos Meneguette, mesmo com pouco tempo, as mudanças já aparecem. “As diferenças são psicofísicas. Já é possível notar uma melhora no nível de concentração e relaxamento. A prática da ioga prepara o aluno física e mentalmente, proporciona calma e maior clareza na resolução de problemas”, explica.