O Cartão do Cidadão é um cartão magnético, emitido pela CAIXA, que permite que você consulte informações sobre PIS, FGTS dentre outras funcionalidades. O Cartão do Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, presentes em todos os municípios brasileiros.

Um dos cartões que os brasileiros mais vêm procurando é o cartão cidadão, criado para unificar as consultas e demais atividades relacionadas a pagamentos de benefícios pelo Governo Federal. Todos os processos necessários para emissão e validação deste cartão são feitos pela Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pela maioria das contas relacionadas à transferência de renda e benefícios sociais.

São poucos passos necessários que você precisa saber de como o fazer cartão pela internet e começar a usufruir dos benefícios que o governo disponibiliza para inúmeros Brasileiros, mas será necessário se enquadrar nos requisitos mínimos exigido por cada programa.

Quem tem direito?

Tem direito ao Cartão, aquele cidadão que possui FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial ou também que para aqueles cidadãos que ainda estejam recebendo parcelas do seguro-desemprego. Com ele, você agiliza e garante mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais.

O cartão cidadão servirá para consultar saldo ou extrato de FGTS; saldo de quotas ou rendimentos do PIS; quem tem direito ao abono salarial e ao seguro-desemprego, não é necessário o uso do Cartão do Cidadão. Esses serviços podem ser feitos diretamente no site da CAIXA.

Como emitir o Cartão do Cidadão?

Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão do Cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA em sua cidade. Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número de identificação chamado NIS. Você deverá se identificar utilizando um dos documentos a seguir:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Habilitação - modelo novo;
  • CTPS;
  • Certidão Civil.

Se o documento apresentado não for considerado suficiente para a identificação do cliente, outros podem ser solicitados. Para a comprovação de endereço, pode ser pedido documento que contenha, principalmente, o seu CEP.

Você receberá uma senha que o habilitará a receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, de forma prática, por meio de pontos de atendimento, terminais de autoatendimento, Casas Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e Agências da CAIXA.

Saque do FGTS Inativo

Com a liberação do FGTS Inativo pelo Governo Federal, trabalhadores poderão sacar o saldo do fundo de garantia utilizando o cartão cidadão, nas casas lotéricas e correspondentes bancários da Caixa. As contas inativa são aquelas que deixaram de receber depósitos até a data de 31 de dezembro de 2015. Saiba mais no site.

Seja também um cidadão com cartão!