Estamos nos aproximando da época dos pagamentos do O PIS 2017- Programa de Integração Social. Muitos trabalhadores ainda tem muitas dúvidas sobre o Abono Salarial, se tem ou não direito em receber os valores e quando e como poderão sacar o benefício.

O PIS - Programa de Integração Social está relacionado aos trabalhadores da iniciativa privada, os celetistas, e financia pagamentos da seguridade relacionados à assistência, como o seguro-desemprego e o abono salarial.

Os pagamentos do PIS 2017 serão feitos até dia 30 de junho de 2017, data limite para saque do benefício.

Quem tem Direito ao PIS 2107

Para ter direito a receber o PIS 2017, é necessário que o trabalhador cumpra uma série de requisitos de acordo com o ano lei do PIS. Confira:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos 5 anos
  • Ter trabalhado por 40 dias ininterruptos com carteira assinada no ano anterior
  • Não ter recebido salário superior ao valor de 2 salários mínimos no ano de 2015
  • A empresa empregadora precisa estar em dia com o RAIS e ter entregue o documento ao Ministério do Trabalho

Se você cumpre os requisitos acima, basta conferir o calendário do PIS para verificar quando seu pagamento estará disponível para saque.

O benefício é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, está relacionado aos servidores públicos e militares. O programa foi criado pela Lei Complementar nº 8, de 1970, e é pago pelo Banco do Brasil. Os dois foram unificados como PIS/Pasep a partir da Lei Complementar nº 26/1975. O calendário de pagamento do Pasep é diferente do Pis.

CONSULTAR O PIS

Novas regras também alteraram o valor que é pago no PIS. A partir de 2016, o valor do Abono Salarial é proporcional ao tempo que foi trabalhado no ano base. Ou seja, caso o trabalhador tenha trabalhado todos os anos, o cidadão terá direito a 100% do abono salarial, que corresponde a um salário mínimo atual.

O Governo Federal divulgou uma ferramenta online que permite a consulta do PIS através do nome e CPF do trabalhador. Saiba mais como funciona. Deixe seu comentário que tentaremos ajudar o máximo que possível. Veja o site.