Os oceanos, os rios, os lagos, as calotas de gelo, as águas subterrâneas e o vapor d’água presente na atmosfera formam a hidrosfera, ou seja, a camada líquida que está presente no planeta Terra🔗.

Disponibilidade de água no mundo.png

Analisando a imagem 👆, dos 2,5 % que restam de água doce, somente cerca de 1|3 está disponível na superfície e no subsolo, o restante é constituído por geleiras e neves, ou seja, de difícil utilização. Diante disso, chegamos a conclusão de que a água doce precisa ser utilizada racionalmente para que não haja escassez. Para tanto, é necessário tomarmos medidas simples em nosso dia a dia para evitarmos que não haja falta de água doce em nosso planeta🔗.

O fato de a água doce ser um recurso que se renova, graças ao ciclo da água🔗, algumas pessoas pensam que ela é inesgotável. Só que não é😥! Apesar de o ciclo hidrológico desempenhar um papel importante na alimentação dos rios, lagos, oceanos e das águas subterrâneas, como também para manutenção dos ecossistemas terrestres, ele não distribui os recursos hídricos de forma igualitária pelos continentes ou mesmo no interior dos países. É essa má distribuição dos recursos hídricos que ocasiona a escassez de água em algumas regiões do planeta. De acordo com dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas, apenas seis países - Brasi l, Rússia, Canadá, Indonésia e Colômbia - concentram cerca da metade de água doce disponível em todo o planeta.

disponibilidade de água no mund.png

Há anos o Planeta Terra está dando sinais evidentes de que a má utilização dos recursos hídricos pelos humanos compromete a nossa própria sobrevivência. São várias as ações humanas que tem colocado em risco o futuro da água do nosso Planeta🔗.

Por incrível que pareça, as fontes de água doce, fundamental para a nossa sobrevivência, são as que mais recebem poluentes😨. Isso mesmo! É Por isso que muitas cidades e zonas agrícolas do nosso planeta estão correndo sério risco de ficar sem água. Mas...Espera aí✋. Então a crise da água é mais qualitativa do que quantitativa? Depende! Como vimos, a água doce não é distribuída de maneira igualitária em por todas as regiões do planeta Terra. Mas, por outro lado, os problemas referentes ao abastecimento de água derivam muito mais da diminuição da água potável em razão da poluição das fontes de água doce do que da má distribuição dela em algumas regiões do planeta.

Nesse cenário hídrico, o Brasil possui uma das mais densa rede hidrográfica do mundo. Composta por rios extensos e de grande volume de águas. Vejamos o gráfico abaixo👇

disponibilidade de água no mund.png

A primeira vista notamos que   a distribuição de água doce no Brasil é bastante desigual entre as regiões do país.🔗 Observamos que a Amazônia possui cerca de 68% da água doce disponível em território brasileiro; a região Centro-Oeste 16%, enquanto que as regiões mais povoadas possuem pouca participação nesse cenário dos recursos hídricos brasileiros.

Com o crescimento populacional, tanto nas regiões urbanas quanto nas rurais, aumentam também a demanda por água e os problemas relacionados à sua manutenção e utilização. Vamos analisar um dos problemas mais corriqueiros que pode acontecer em qualquer residência: uma torneira que pinga.

 

Desperdício de água quando esquecemos a torneira aberta.png

RIO DE JANEIRO (Estado). Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Disponível em:>http://www.cedae.com.br/dicas_economia. Acesso em 20 de abril de 2017.

Diante do exposto, percebemos que a nossa fonte de sobrevivência aqui na terra, a água doce, pode faltar. Mas se começarmos a tomar algumas medidas simples no nosso cotidiano🔗, como economizar e não poluir nossos rios, poderemos reverter esse cenário.



🔎Pesquisa na internet

  • Ministério do Meio Ambiente

No site do MMA você encontra várias informações sobre água doce, água nas cidades, bacias hidrográficas e outros temas.

Disponível em: <www.mma.gov.br>. Acesso em: 20 de abr. 2017.



📹Sessão de vídeo


  • No rio das Amazonas. Direção: Ricardo Dias. Brasil, 1995.

Retrata a travessia feita pelo zoólogo e músico Paulo Vanzolini no rio Amazonas. Nessa viagem ele desvenda a vida e a cultura das populações ribeirinhas.


📚Cartilhas sobre a utilização da água




📗Revista




📕Referências Bibliográficas


  • SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil : espaço geográfico e globalização / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. –2. ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2013.