SISTEMA MUSCULAR

May 18, 2012, by CLOVIS CAMPAGNOLO - 77 comments

O sistema muscular (conjunto de músculos do corpo humano) possui cerca de 600 músculos. Estes representam cerca de 40 a 50% do peso do nosso corpo. Os músculos são divididos/classificados em três categorias/tipos de fibras:

* Músculo estriado esquelético;

* Músculo liso;

* Músculo cardíaco.

Sistema_muscular5

Podemos também classificar os músculos quanto a sua função:

* Agonista

* Antagonista

* Sinergista

* Fixadores

Sistema_muscular9

Abaixo segue uma imagem que nos possibilita identificar uma parte dos músculos do corpo humano.

Sistema_muscular10



Avaliação Interdisciplinar de Educação Física e Ciências

April 8, 2012, by CLOVIS CAMPAGNOLO - No comments yet

Nesta quinta-feira, dia 12/04/2012, o 8º ano A e B serão avaliados através de uma avaliação interdisciplinar de Educação Física e Ciências.

O conteúdo avaliado será o sistema esquelético.

Esqueleto_humano_04



Tchoukball

March 24, 2012, by CLOVIS CAMPAGNOLO - No comments yet



Tchoukball: o esporte da paz.

August 13, 2011, by CLOVIS CAMPAGNOLO - One comment

Conhecido como o esporte da paz, devido não ocorrer contato físico entre os praticantes, o tchoukball foi criado no início da década de 1960 pelo então médico e pesquisador suíço Dr. Hermann Brandt. Este, por observar que a maioria das atividades esportivas ofereciam riscos à saúde física dos praticantes (lesões oriundas de “agressões” diversas), criou este jogo aonde não existe contato físico.

Seu nome vem da junção da partícula “tchouk”, que é o som oriundo da batida da bola no quadro (espécie de trampolim colocado na quadra*1), e a partícula “ball”, que vem do inglês e significa bola.

Esta atividade faz a junção de três esportes: a pelota basca, o handebol e o voleibol. É possível observar diversas peculiaridades das três modalidades, desde a quadra até alguns movimentos realizados.

O tchoukball possui onze regras apenas. Abaixo seguem algumas delas:

a) Cada equipe deve ter no máximo 12 jogadores, sendo 07 titulares e 05 reservas;

b) Cada partida possui 03 árbitros e 01 mesário, além de possuir 03 tempos de 15 minutos;

c) As equipes podem fazer ponto em qualquer lado da quadra durante o jogo;

d) Uma equipe marca um ponto quando a bola bate no quadro e volta acertando a perna de um adversário ou o chão, ou quando um adversário não consegue segurar a bola, deixando-a cair ao solo. Quando o jogador acerta a bola no quadro e a mesma não sai da área, caindo na mesma, a equipe concede o ponto ao adversário;

e) É considerado falta quando a equipe dá mais de três toques na bola, quando o jogador fica mais de 03 segundos com a bola nas mãos, quando o jogador dá mais de 03 passos com a bola nas mãos, quando o jogador intercepta o passe voluntariamente ou não e quando o jogador invade a área que fica o quadro, conhecida como zona proibida.