Aprender a empreender!

Qual a relação entre um aquecedor solar e Empreendedorismo?

Pois essa é uma das tarefas do Ensino Médio, criar uma engenhoca a partir dos princípios estudados em sala de aula. “A idéia é reunir os alunos pelas habilidades que cada um possui e estimular o trabalho em equipe, criatividade, espírito de liderança. É uma das formas de preparar o jovem para atuar de maneira profissional no mercado de trabalho”, explica o professor Gustavo Ribeiro de Souza. Outras experiências são realizadas pelos estudantes, como a construção de um braço mecânico movido pela pressão da água. Nos trabalhos, são estudados princípios de hidrostática, física, termologia etc. Os alunos também aprendem a resolver questões práticas, como reunir grupos para dividir custos dos projetos.

É uma competição saudável. Quando os alunos perceberem algo errado no projeto, vão tomar iniciativas e corrigir por conta própria”, diz Gustavo. “Esse é o perfil que o mercado exige. Sem ousadia e criatividade, não adianta o conhecimento”. As aulas de Empreendedorismo são realizadas toda tarde de terça-feira para as turmas de terceiro ano do Ensino Médio.

 

Omelete

Para iniciar o estudo da letra “O”, os alunos do Jardim III realizaram uma atividade diferente e muito engraçada. A diretora administrativa, irmã Marcelia, encarnou a cozinheira e fez um divertido omelete com os alunos. A atividade ainda contou com a letra de uma música que os alunos ensairam e cantaram. “É uma forma divertida de aprender que eles não vão esquecer nunca mais”, diz irmã Marcelia. A cada nova letra que os alunos aprendem do alfabeto, uma atividade diferente é realizada para fixar o aprendizado.

E nós? O que podemos realizar em nossa escola na aula de Matemática? Vamos lá galera deixa sua sugestão.