1) PROPORÇÃO ÁUREA E O NÚMERO DE OURO

Vc já ouviu falar neste número?

proporção áureanúmero de ouronúmero áureo ou proporção de ouro  é  um valor numérico cujo valor aproximado é 1,618. Este número irracional é considerado por muitos o símbolo da harmonia, porque tem sido usado desde os tempos antigos por pintores, escultores e construtores, cujas obras  parecem ser mais agradáveis à vista, como se traduzisse uma operação harmoniosa para os nossos sentidos.

Veja o vídeo abaixo e confira:

 

O Número de Ouro - Arte e Matemática

 

Este outro vídeo também é muito bom! 

  

 

E para saber mais veja:

 

 

2) UM PROBLEMA MILENAR

Vc já ouviu falar no PAPIRO DE RHIND Os egípcios já tinham desenvolvido a técnica de fabricar folhas de papiro por volta de 2.500 a.C. O papiro é considerado o precursor do papel.

  FONTE: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/rhind/inicio.htm

 

O Papiro de Rhind ou papiro de Ahmes é um documento egípcio de cerca de 1650 a.C., onde um escriba chamado Ahmes, que copiou uma trabalho ainda mais antigo, detalha a solução de 85 problemas que envolvem assuntos do dia a dia egípcio: preço do pão, alimentação do gado, armazenagem de grãos de trigo, etc. É um dos mais famosos antigos documentos matemáticos que chegaram aos dias de hoje. O papiro foi adquirido por Alexander Henry Rhind, um antiquário escocês, em Luxor, uma cidade do Egito, em 1858.

 Se vc quiser saber como fazer um papiro clique aqui.

Um dos problemas contidos neste papiro é o seguinte: "uma quantidade , adicionada a seus 2/3 mais sua metade e mais sua sétima parte, é 33. Qual é essa quantidade? "

Vc consegue resolver? Tente! 

Se vc quiser saber mais sobre o Papiro de Rhind clique aqui.

 FONTES: 
1. TUDO É MATEMÁTICA: ensino fundamental de Luiz Roberto Dante, Ed. Ática, 2005.
2. WIKIPEDIA.