No fisl12, lixo eletrônico vira robô, carro e até obra de arte

July 4, 2011, by Valessio Brito - One comment
Estudantes do Colégio Assunção, de Santa Maria, desenvolveram uma mão eletrônica com resto de lixo tecnológico. Foto: Nabor Goulart/Ag Freelancer/Especial para Terra

Estudantes de Santa Maria (RS) desenvolveram uma mão eletrônica com resto de lixo tecnológico
Foto: Nabor Goulart/Ag Freelancer/Especial para Terra

Emily Canto Nunes e Pedro Faustini
Direto de Porto Alegre

O francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743 - 1794), considerado pai da química moderna, não devia entender nada de software, muito menos livre, mas foi autor de uma das frases mais utilizadas fora de contexto, e inclusive no fisl12: "nada se cria, tudo se transforma". Foi o que fizeram os alunos das oficinas de robótica do Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre, e dos alunos da Escola Marista Santa Marta, em Santa Maria, também no Rio Grande do Sul e da mesma rede.

Lucas Simões, na 6ª série da instituição da capital gaúcha, apresentou a mão robótica exposta no estande do colégio. A MD2 é uma mão articulada que foi feita a partir de uma lâmpada que acende quando há movimento, um motor, e demais materiais encontrados no lixo, como elástico e fios. O desenvolvimento da mão, segundo o professor Marcos Aranda, acabou dando início a outra ação do grupo, de distribuir mudas de árvores no Fórum Internacional Software Livre. "O projeto chama 'Dando uma mãozinha para o meio ambiente'", afirmou.

 

Outra criação do grupo de alunos de Porto Alegre é um computador com mãos que faz uma representação do tema deste ano, a neutralidade na web. Feito de lixo eletrônico, o robô toca uma música indígena e é "impedido" de teclar pelo computador. Conforme explicou Aranda, os alunos resolveram fazer um paralelo com a situação dos índios, que perderam suas florestas e seu espaço na Amazônia, com a situação deles, do que seria perder a liberdade na internet. Todas as criações dos alunos são feitas extra-classe, ou seja, só participa o aluno que se interessar. Além de montar robôs e de customizá-los, as oficinas introduzem algumas noções de robótica e de programação a partir de programas específicos para crianças e adolescentes, como Easy C.

 

A Escola Marista Santa Marta, de Santa Maria, no interior do Estado, levou para a fisl12 um carro feito com lixo eletrônico que pode tanto ser dirigido da maneira "tradicional" - isto é, dentro dele com o auxílio de um notebook que serve como "direção" - como remotamente (por meio de um controle do videogame Nintendo Wii). O projeto, chamado CMID Car, foi feito pelos alunos do Centro Marista de Inclusão Digital (CMID).

 

De acordo com o coordenador do CMID, Algir Facco da Silva, o veículo foi finalizado em outubro de 2010 e levou apenas dois meses para ficar pronto. Participaram do projeto cerca de 20 alunos com idades entre 13 e 17 anos. O carro é feito de lixo eletrônico e faz parte dos projetos do CMID, que atende não só alunos da Escola Marista Santa Marta, como também de pessoas da comunidade.

"Em Santa Maria, a gente atende alunos e comunidade. As pessoas se inscrevem em programas que incluem cursos de informática, robótica e outros. Não basta deixar o espaço aberto, temos que oferecer cursos", disse. No projeto de robótica, "os alunos vão tendo noções básicas e depois são instigados a construir". O coordenador disse que frequentemente o centro é "solicitado a indicar jovens pelo mercado de trabalho", contou Facco.

 

Entre os materiais empregados no carro, está uma máquina fotocopiadora que se transformou no motor. A bateria, que já pertenceu a um carro, é capaz de suportar até quatro horas de atividade. De acordo com Facco, o CMID "desenvolve os projetos através de doações de produtos em desuso". Mesmo aquelas peças que não podem ser aproveitadas em projetos como o CMID Car, há a possibilidade de se tornarem obras de arte tecnológicas. Além do fisl12, o CMID esteve presente na Lationoware (PR), Campus Party (SP) e eventos locais no centro do Rio Grande do Sul. E as participações não param por aí. Segundo Facco, recentemente eles receberam um convite para participar de um evento no Rio de Janeiro.

 

Caça-níqueis
Outra tarefa dos alunos maristas interessados em robótica, computação e afins é restaurar computadores de caça-níqueis. A iniciativa chama-se Projeto Alquimia e tem apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Máquinas caça-níqueis apreendidas em operações do MP-RS, da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Receita Federal vão parar nas mãos dos alunos do Centro Social Marista (Cesmar), em Porto Alegre, e no CDMI, em Santa Maria. Além das peças que são utilizadas nas oficinas de robótica livre, também a carcaça dos caça-níqueis são utilizadas em oficinais de marcenaria e serralheria.

 

No caso de uma peça, componente eletrônico ou mesmo outro material não puder ser reutilizado em algo novo, como um robô, há ainda uma terceira opção. É o que André Dall'Agnol, que trabalha na Escola Marista Santa Marta, chamou de meta-arte. Com restos de computador, do tal lixo eletrônico, alunos do CDMI fazem esculturas e até utensílios para a casa, como fruteiras e porta-lápis, por exemplo. O "trombolhoscópio", feito pelos alunos com os mais diversificados materiais e muito fio de cobre era uma das obras de arte presentes no fisl12.

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18 de Maio - Dia Internacional dos Museus

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CNPq: 60 anos de Ciência

April 22, 2011, by Valessio Brito - No comments yet

Robôs saem da ficção científica para a realidade

Instituto de pesquisa apoiado pelo CNPq desenvolve robôs dotados de técnicas de Inteligência Artificial 
No final da década 70 quando Bill Gates disse “um dia teremos um computador em cada escritório e em cada casa”, muitos não acreditaram nas palavras visionárias daquele adolescente. Mas o futuro chegou cedo, mostrando que não estamos tão longe de concretizar o que jovem Gattes dizia, já que atualmente, o número de computadores no mundo ultrapassa a escala de 1 bilhão de unidades e deve duplicar até 2014. A produção de novas tecnologias vem se apresentando tão consistente e promissora que o multimilionário dono da Microsoft, após mais de 30 anos participando dos avanços tecno-científicos, hoje faz uma previsão tão desafiante quanto a que deu no passado, a de que num futuro não muito distante, os robôs serão tão comuns nos lares quanto os computadores.

Se esta previsão é factível ou não, só o tempo nos dirá, mas se depender dos inúmeros grupos de pesquisas que trabalham diariamente para o avanço da robótica, esta aspiração em breve deixará de ser mera ficção. Um bom exemplo deste tipo de iniciativa foi a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), que atualmente desempenha papel essencial no desenvolvimento de projetos na área da robótica inteligente.

Situado em São Carlos, São Paulo, com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), o INCT-SEC busca desenvolver tecnologias de ponta para serem adaptadas a fim de criar sistemas robóticos com inúmeras aplicações. Segundo o coordenador do grupo de trabalho para o desenvolvimento de Robôs Táticos, Fernando Osório, a equipe conta atualmente com cerca de 100 pesquisadores de diferentes áreas e instituições do país.

“Devido a este perfil interdisciplinar, desenvolvemos pesquisas em robótica nas diferentes frentes como, o uso de robôs para serviços de monitoramento e vigilância, para a exploração de ambientes perigosos, automatização no controle de veículos aéreos e terrestres, entre outras”, afirma Osório.

Robótica

O termo robótica foi cunhado pela primeira vez pelo escritor de ficção científica Isaac Asimov, em 1942, em seu livro “Eu, robô” (I, Robot). Porém, a idéia de um ser artificial, realizando tarefas para o ser humano fascina os pensadores há muito mais tempo. Foi o grande gênio Leonardo da Vinci, o primeiro a projetar um robô humanóide documentado. No projeto vemos um cavaleiro mecânico com corpo de armadura medieval aparentemente capaz de fazer vários movimentos similares aos humanos, como sentar-se, mover os braços, pescoço e maxilar.

Ninguém sabe ao certo se o italiano chegou a construir o robô em sua época, mas como tantos inventos humanos, os robôs hoje começam a sair do reino da ficção para alcançar a realidade. Segundo Osório, nestas últimas décadas a área da robótica avançou muito, principalmente em função dos novos recursos de hardware esoftware desenvolvidos.

Modelo baseado no projeto do robô
de Leonardo da Vinci com mecanismos internos.

“Em termos de hardware, os computadores e dispositivos embarcados vêm sendo constantemente modernizados, tendo assim maior capacidade de processamento, consumindo menos energia e tendo muito mais autonomia. Além disto, novos dispositivos, mais baratos e poderosos tem surgido no mercado, como por exemplo, sensores infra-vermelho, laser, bússola eletrônica, GPS, acelerômetros, câmeras de vídeo, e toda uma série de novos dispositivos avançados que vem permitindo a criação de robôs cada vez mais sofisticados”, pontua o pesquisador.

Inteligência Artificial


Apesar dos robôs já estarem muito presentes na indústria, principalmente automobilistica, o atual desafio do campo da robótica é o de desenvolver sistemas de controle mais inteligentes, no sentido de criar robôs capazes de executar tarefas mais complexas e de atuarem de modo cada vez mais autonômo.

“Nossa sociedade já vem utilizando robôs em diversos setores, mas estes possuem digamos ‘pouca inteligência’, como é o caso dos robôs industriais, de transporte de cargas, os tele operados para desmonte de explosivos, etc. A tecnologia utilizada nesses robôs é o primeiro passo em direção a projetos mais complexos e robustos. E é nisso em que estamos trabalhando, no desenvolvimento de robôs dotados de técnicas de Inteligência Artificial, que em vez de só repetirem uma seqüência de operações pré-definidas, passem a executar missões e tarefas de modo mais autônomo, sem um constante monitoramento e intervenção humana”, afirma Osório.

O especialista afirma que os robôs autônomos demandam o desenvolvimento de tecnologias sofisticadas, pois precisam de um computador embarcado que será o "cérebro" responsável pelo controle. Para os robôs se deslocarem, interagirem com as pessoas e com os elementos do ambiente onde estão inseridos é preciso que o computador adquira os dados dos sensores, processe estas informações, planeje e tome decisões e então envie comandos para os motores que controlam o movimento e a trajetória a fim de executar uma determinada tarefa. “E é ai que entra nosso trabalho, o de buscar tecnologias que dotem os robôs de sensibilidade espacial, visão computacional, identificação de objetos e repostas a sons, reconhecimento de padrões, sistemas inteligentes de apoio à decisão, entre outros tantos desafios”, declara.

Robôs ajudantes

O Instituto vem obtendo grandes resultados, principalmente em relação aos robôs táticos de monitoramento e segurança, que têm a missão de patrulhar ambientes fechados, como prédios, casas, depósitos e instalações industriais, buscando detectar situações anormais. A equipe desenvolveu um sistema de visão baseado na leitura de imagens térmicas. Segundo ele, uma câmera especial é capaz de ler a temperatura dos elementos do ambiente, e assim, detectar a emissão de calor, seja ele emitido por pessoas ou por objetos, como focos de calor ou mesmo princípios de incêndio.

“As imagens são adquiridas por uma câmera conectada a um computador, que é montado sobre o robô. Este computador trata automaticamente as informações e identifica os elementos presentes na cena, podendo emitir automaticamente um alerta de intrusão ou de incêndio. Esta câmera montada sobre um robô móvel, permite o deslocamento e inspeção do ambiente. O robô inclusive pode enxergar no escuro com este sensor de calor”, declara. O grupo vem trabalhando também com outros sensores especiais que permitem ao robô "enxergar" o ambiente por onde está passando, com sensores laser e câmeras de visão 3D.

Os robôs de monitoramento do Instituto podem ser controlados a distância, ou seja, tele-operados remotamente. A equipe já conseguiu controlar um robô localizado em São Carlos a partir de uma estação na PUC-RS em Porto Alegre. Além disto, os robôs possuem um sistema de controle autônomo, que permite que eles fiquem patrulhando o ambiente sem a intervenção humana, e só parem quando encontram uma situação anômala, podendo enviar um alerta pela Internet sem fio.

Os robôs inteligentes são dotados de um sistema monitor que impede que executem operações perigosas. “Os sensores do robô permitem identificar a presença de obstáculos e elementos do ambiente que possam estar em rota de colisão, e assim tomar ações para evitá-las. Portanto, apesar do operador enviar comandos, o robô irá "filtrar" estes comandos de modo a executar apenas ações seguras”, afirma.

Desafios

Atualmente o Instituto projeta robôs que se deslocam apenas em ambientes planos e fechados, porém trabalhos já estão em andamento, no sentido de aplicar novas tecnologias que façam os robôs executarem tarefas mais complexas como subir escadas, abrir e fechar portas, usar elevadores, assim como se auto-conectar para reabastecer. “O uso de um esquadrão multi-robótico visa, entre outras coisas, suprir estas deficiências, pois poderemos ter robôs espalhados no ambiente - em diferentes andares - e robôs se revezando no serviço à medida que algum robô esgote a carga de sua bateria”, diz.

O professor ressalta ainda a necessidade de impulsionar de forma mais plena a área da robótica, pois o Brasil atualmente não tem uma projeção impactante no cenário mundial. “Precisamos dominar estas novas tecnologias para que possamos passar de meros espectadores a atores no cenário internacional da robótica. Creio que é uma questão estratégica, de grande relevância econômica, e com fortes impactos sociais”, finaliza Osório.

IV Olimpíada Brasileira de Robótica edição 2011

A robótica é uma área fascinante e atualmente existem diversas iniciativas para estimular os jovens a ter um maior contato com a área. A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é um bom exemplo. Apoiada pelo CNPq, esta olimpíada busca animar os jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.  A olimpíada destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. As inscrições já estão abertas. Para participar da IV Olimpíada Brasileira de Robótica, edição 2011 acesse:

http://www.obr.org.br/

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Assessoria de Comunicação Social do CNPq
comunicacao@cnpq.br
(61) 3211-9414



Escolha viver Sem Drogas - Animação Perfeita!!!!

April 21, 2011, by Kennessy - No comments yet



Série da TV Escola aborda a participação de jovens na promoção da saúde

March 16, 2011, by Valessio Brito - No comments yet

A nova série da TV Escola, Juventude, saúde e comunicação, mostra a importância dos jovens na promoção da saúde em suas comunidades a partir de atitudes saudáveis e do exercício da cidadania. Serão exibidos cinco programas a partir de hoje e até o dia 18 deste mês, às 19 horas, revelando como as tecnologias interativas de comunicação estimulam a criação redes de discussão sobre questões de saúde e modificam o comportamento dos estudantes.

A abertura da série apresenta o projeto Jovem Doutor, uma possibilidade de inclusão digital para alunos do ensino médio. Os estudantes interagem com um universitário para aprender mais sobre saúde, o que possibilita o desenvolvimento de uma ação social nas comunidades onde vivem. O segundo programa trata de como a comunicação pode motivar as pessoas a mudar de atitude em relação à saúde. O programa seguinte apresenta ações que possibilitam a associação de conhecimento teórico com o dia a dia, como oficinas e atividades lúdicas envolvendo o tema saúde com o intuito de melhorar a qualidade de vida do público jovem.

No quarto episódio, a série apresenta três blocos de debates com especialistas sobre a interação ciência e cultura, as novas posturas da mídia na abordagem da saúde e a relação entre literatura e conhecimento científico. No último programa, a série debate temas abordados nos episódios anteriores. A TV Escola, projeto público e gratuito do governo federal, pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país. Seu sinal está disponível, também, nas TVs por assinatura Directv (canal 237) e Sky (canal 27).



Estamos muito próximo a retornar nossas atividades!!!

March 1, 2011, by Valessio Brito - No comments yet

EspertoOlá queridos alunos e alunas do ambiente TecCiencia, em breve voltaremos a nós encontrar nas atividades presenciais e virtuais. Estamos planejando juntamente com seus professores um conteúdo muito interessante para esse ano que se seguirá.

Enquanto isso aproveitem muito bem as oportunidade e concursos que grandes empresas e instituições estão oferecendo para alunos conectados no mundo virtual e real.  Organize suas idéias, converse com seus Pais e peça ajuda a seus professores para se inscrever em algum dos concursos que estamos sinalizando em nosso ambiente.

 

Um forte abraço e até breve,

Equipe TecCiencia



Concurso Sua História e Você no SID 2012

February 27, 2011, by Valessio Brito - No comments yet

A GVT e a SaferNet convidam para o Concurso Sua História e Você no SID 2012. O Concurso tem como propósito estimular a participação de crianças, pais e educadores, juntos, na Promoção do uso Seguro e Responsável da Internet no Brasil. O concurso pretende estimular as novas gerações a praticarem uma navegação conjunta com seus pais e educadores para fortalecer as relações de confiança também no ciberespaço.

Este concurso tem por objetivo incentivar a criatividade dos/das internautas na elaboração de um Roteiro de uma História em Quadrinhos que será utilizada na próxima campanha do Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day) no ano de 2012.

Após feita a inscrição no site http://www.safernet.org.br/site/sid2011/concurso-voce-no-sid2012 você deverá criar um Roteiro de uma História em Quadrinhos que será utilizada na próxima campanha do Dia Mundial da Internet Segura em 2012, tendo os quadrinhos publicados na versão 2012 do Guia para Uso Responsável da Internet da GVT.

Confira o edital completo

Increva-se já, participe!



Concurso InternÉtica 2011 - Participe!

February 27, 2011, by Valessio Brito - One comment



Escolha viver Sem Drogas - Animação Perfeita!!!!

December 15, 2010, by Kennessy - No comments yet