CONCURSO DE IMAGEM/VÍDEO

November 12, 2010, by Valessio Brito - No comments yet

CANCELADO: o Concurso de Imagem/Vídeo com o tema: Como a Tecnologia Ajuda o Meu Processo de Aprendizagem. PARTICIPE, Clique Aqui!

 

Infelizmente não houve submissão de proposta suficiente para validação do concurso. depois que retornar das férias escolar, iremos disponibilizar um novo concurso.

obrigado, e boas festas a tod@s!



Resultado da Gincana Virtual 2.0, Conectad@s !!!

November 12, 2010, by Valessio Brito - One comment

Uma grande corrida virtual pela busca de resoluções das questões proposta na 2ª Gincana do TecCiencia foi ponto de partida para um aprendizado significativo e construído coletivamente pelos alunos da 7ª B, com apoio de seus professores e colegas de outras turmas.

De forma muita criativa, as equipes apresentaram suas produções que estavam relacionadas com temas estudados em sala de aula, oportunizando que todos resignificassem seus conhecimentos e direcionassem a sua própria rota de aprendizagem.

Convidamos os usuários do TecCiencia para apreciarem o trabalho desenvolvido por todas as equipes que são vencedoras, independente do número de pontos alcançados nos critérios de avaliação.

PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS, PROFESSORES E PESSOAS DA COMUNIDADE DE CANDEIAS QUE COLABORARAM PARA QUE ESTA GINCANA ALCANÇASSE ESTE SUCESSO.

Apuração dos pontos...

Acima temos o quadro de como foi feita a apuração dos pontos, lembrando que tivemos 7 jurados e cada uma delas/eles tiveram um olhar super importante sobre o conteúdo, criatividade e aspectos relacionado a realização da tarefa.

 

 

 

Navegue no ambiente TecCiencia e confira todas as outras tarefas, deixe seu comentário e sugestão para a nossa próxima Gincana Virtual!!!

 

 

e Parabéns mais uma vez para a equipe Campeã!!!

2010-09-25_09

 

 

Equipe TecCiencia.



Atenção alunos! Nova Comunidade para tod@s!

November 9, 2010, by Valessio Brito - No comments yet

Foi criada uma nova comunidade para debatermos e contribuirmos sobre o nosso TERMO DE USO. A comunidade é a "Usando a Internet de Modo Significativo e Responsável" e está no seguinte endereço: 

http://tecciencia.ufba.br/webdevalor

TODOS
devem entrar na comunidade e seguir as regras que está descrita. O importante é ler o TERMO DE USO e debatermos assuntos interessantes que alí existem.

Te esperamos lá!!!!



Oficina: O audiovisual em sala de aula (05/11)

October 21, 2010, by Valessio Brito - No comments yet

Além de mostra de filmes, conferências e cursos, o I Festival de Documentários de Cachoeira – CachoeiraDoc também oferece atividades especiais para estudantes e profissionais da área audiovisual, bem como para professores de ensino médio. As oficinas são gratuitas e acontecem no Centro de Artes, Humanidades e Letras (Rua Maestro Irineu Sacramento, s/n, Centro). Haverá certificado para os participantes.


A oficina tem como propósito apresentar e discutir as possibilidades de uso pedagógico do audiovisual no contexto escolar a partir da Coletânea Festas Populares de Salvador, material produzido pelo Núcleo Kabum Novos Produtores com o intuito de resgatar os múltiplos significados relacionados às festas populares. A coletânea, composta de um almanaque, um documentário, um CD com fotoclipes e um guia do educador traz à tona o universo simbólico e histórico das manifestações festivas tais como Santa Bárbara, Conceição da Praia, Santa Luzia, Boa Viagem, Lapinha, Bonfim entre outras, sendo uma interessante ferramenta para práticas pedagógicas que articulem conteúdos de História, Arte, Literatura, Geografia, Ciências Sociais e de Cultura Afro-Brasileira (lei 10.639), bem como com questões interdisciplinares relacionadas à temáticas de grandes áreas do conhecimento. Durante a oficina, a coletânea será distribuída aos participantes.

Ministrada por Juliana Machado de Carvalho - Coordenadora do Projeto Pelourinho Digital - Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Salvador
Datas: 5 de novembro (sexta-feira), de 9 às 12h
Inscrições: presenciais 
Público alvo: professores do ensino médio 
Informações: contato@cachoeiradoc.com.br

Site evento: http://cachoeiradoc.com.br



Perguntas sobre Sexualidade da Atividade 02 da Gincana estão no AR!

October 13, 2010, by Valessio Brito - One comment

Então, estão preparados para fazer um PodCast divertido e educativo? 

Confira aqui a lista de perguntas para cada equipe!

As perguntas foram organizadas por temáticas e sorteada entre as equipes que participam da gincana.

Dica: Você pode fazer um podcast como sendo um bate-papo descontraído, utilizando qualquer gravador ou o aparelho de celular. Pesquisa na internet sobre PodCast e ouça alguns exemplos!



ESTAMOS CONECTADOS !!!

September 25, 2010, by Valessio Brito - No comments yet

ESTÁ ACONTECENDO A 2@ GINCANA DO TECCIENCIA

Acreditando no potencial do uso das tecnologias na educação, o projeto EDUCANDOW, desenvolveu uma rede social bastante interativa e com finalidades pedagógicas adequadas à "sociedade plugada" que estamos vivenciando.


A primeira gincana foi um sucesso que esperamos repetir nesta segunda e atende ao "clamor" dos alunos por mais esta oportunidade de aprendizagem significativa e interdisciplinar, além de ser uma ótima oportunidade de integração entre os alunos e seus professores.

Este formato virtual, rompe o "velho conceito" de que gincana na escola é para recolher alimentos e outras tarefas filantrópicas através de uma competição acirrada entre os participantes. Nesta gincana, todos são colaboradores e desafiados a expressarem o que aprenderam de forma criativa, ao tempo em que interagem com os colegas e tornam-se "pesquisadores" de seu próprio saber.

No entanto, lamentamos que as oitavas séries não possam participar deste momento, por decisão da equipe gestora do SESI, mas o concurso de montagem fotográfica ou vídeo está aberto para que todos os alunos das 2 turmas possam participar e representem: como a tecnologia ajuda para o meu processo de aprendizagem (podem navegar pelas comunidades, conferir atividades realizadas, gincanas, etc...).

ESPERAMOS QUE VOCÊS BRILHEM CADA VEZ MAIS !!



Carnaval de Salvador terá chip nos abadás

September 22, 2010, by Valessio Brito - No comments yet

Os foliões provavelmente nem vão perceber, mas quando estiverem pulando o Carnaval nas ruas de Salvador, no próximo ano, estarão carregando um chip em seus abadás capaz de identificar que a vestimenta é mesmo original. O objetivo é evitar fraudes e furtos, comuns por se tratar de uma camiseta que pode custar R$ 1,5 mil e dá direito a acompanhar de perto os principais trios elétricos da festa na Bahia.


:: Luís Osvaldo Grossmann
:: Convergência Digital :: 15/09/2010

 

 

Leia mais

 



Brasileiro cria computador de papelão

September 22, 2010, by Valessio Brito - No comments yet

É possível ter um computador onde a sua carcaça é totalmente feita de papelão? Sim é possível. Durante o Tech.Ed 2010, evento da Microsoft, realizado na semana passada, em São Paulo, André Ruschel, da Escola de Educação Profissional Big Master de São Ângelo, Rio Grande do Sul, apresentou o "ThinEco", um computador montado a partir de placas de papelão.

 

 


:: Luiz Queiroz
:: Convergência Digital :: 22/09/2010

 

 

 

Veja mais informações aqui



Uso de computadores transforma aulas em escola da zona norte de SP

September 10, 2010, by Anna Friedericka Schwarzelmüller - No comments yet

GUILHERME VOITCH
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O microcomputador XO tem cerca de 1,5 kg, menos de 25 cm tanto no comprimento quanto na largura e lembra um brinquedo infantil. Em 2007, ele passou a ser usado em sala de aula, na escola municipal Ernani Silva Bruno, em Taipas, zona norte de São Paulo, como parte do programa Um Computador por Aluno, do MEC (Ministério da Educação).

 

Veja a reportagem completa em

http://noticias.bol.uol.com.br/educacao/2010/09/05/uso-de-computadores-transforma-aulas-em-escola-da-zona-norte-de-sp.jhtm



Site de jornalismo infantil Vaca Amarela traz informação, curiosidades e muita diversão

August 19, 2010, by Valessio Brito - No comments yet

Toda criança brasileira brinca ou já brincou de “vaca amarela”, um jogo no qual todos devem ficar calados. No início deste mês, a brincadeira ganha reforço, mas nessa nova Vaca Amarela (www.vacaamarela.art.br) as crianças podem falar na hora que quiserem. O site de jornalismo infantil, criado em 2008 pela jornalista e publicitária Fernanda Pimenta, estréia sua nova versão abordando diversos temas: cidadania, meio ambiente, cotidiano, relação com os pais e com os amigos, críticas e dicas de produtos infantis; dentre outros.

Além das matérias, o site conta com vídeos, jogos e bastante interação com os pequenos, que podem comentar todas as matérias. Crianças também compõem o conselho editorial e participam ativamente do projeto, desde sua elaboração até a finalização dos textos. “O que inicialmente foi feito para decidir o que seriam assuntos de interesse infantil foi ter como norte a ótica dos direitos legais, desenvolvimento humano, formação de valores e despertar crítico da criança, além da relação entre pais e filhos. Depois de conversar com algumas crianças e professores, concluímos que textos explicando conceitos existentes nos jornais adultos deveriam também ser abordados no Vaca Amarela”, explica Fernanda.

O principal objetivo do site, contemplado pelo edital de incentivo à leitura da Fundação Pedro Calmon - Secretaria de Cultura da Bahia, é promover a leitura junto a crianças na faixa etária entre sete e doze anos, a partir de uma linguagem clara e simples, em um formato atraente. E para atingir este público-alvo, além da divulgação em meios de comunicação tradicionais e na rede, serão realizadas visitas em escolas municipais de Salvador, escolhidas em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Salvador (SMEC). A ação consiste em conversar com os professores e com os alunos das escolas sobre o site, demonstrando como ele pode ser utilizado para a leitura textual e audiovisual.

 


A leitura no Brasil

Por diversos fatores, lê-se pouco no Brasil. Em 2007, o PISA (Programme for International Student Assessment) publicou resultados de uma pesquisa que é feita em 57 países de 3 em 3 anos com alunos de 15 anos. Em leitura, 56% dos jovens brasileiros estão apenas no nível 1 ou abaixo dele, em um ranking que vai de 1 a 6. O nível 1 quer dizer que os alunos conseguem apenas localizar informações explícitas e não são capazes de fazer comparações, estabelecer conexões ou interpretar textos. O índice de leitura dos brasileiros, segundo dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2008 pelo Instituto Pró-Livro, está na faixa de 4,7 livros por habitante/ano, dado considerado muito baixo se comparado com países da Europa e América.

Está comprovado que a televisão e o computador seduzem as crianças mais do que o papel. A criança brasileira permanece 3 horas e 31 minutos por dia em frente à televisão, segundo dados de pesquisa de 2005 da Eurodata TV Worldwide. E estima-se que dos 36,9 milhões de usuários de internet no Brasil, 9% sejam crianças com idade entre 6 e 11 anos, navegando por portais infantis, comunicadores instantâneos, buscadores e sites de relacionamento.