Um lugar para conhecer pessoas criativas que sabem compartilhar o conhecimento que capturaram pelo mundo e que gostam de criar pontes ao invés de levantar muros com a tecnologia. É assim que consigo definir o que aconteceu entre os dias 5 e 9 de abril na Fundação Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia em Palmas, Tocantins.


A seguir, alguns dos caras mais monstruosamente criativos que conheci durante o evento.


Jarbas Jacomé - veio de Recife-PE, minha terra natal, onde desenvolveu o programa Vimus. Cérebro criativo que domina a linguagem C++ habilidosamente. Realizou a oficina de Sistemas Interativos de Som e Imagem e a performance Crepúsculo dos Ídolos.



Paralelamente se desenvolvia a oficina Jornalismo 2.0 com Nacho Duran, um cara fenomenal, fissurado por multimídias, nascido nas Astúrias, Espanha, e vivendo em São Paulo desde 2001. Produtor de vários trabalhos em novas mídias (micro-cinema, interatividade e VJing). Foi o criador do primeiro videoblog feito na América do Sul - www.feitoamouse.org/videoblog.


Em uma terceira dimensão :-) eu e Vitor Balbio nos revesamos na oficina de Animação com Blender 3D. Foi muito legal poder compartilhar o mesmo espaço com um dos cérebros mais criativos e que mais adimiro pelo trabalho artístico desenvolvido por ele com Blender Game Engine no Brasil, entre eles o jogo Lucy and The Time Machine. A seguir algumas imagens da oficina com monitoria colaborativa.


E nada disso seria possível se não fosse a força criativa e inovadora de duas pessoas que conheci a pouco tempo mas que já conquistaram minha admiração pelo belo e importante trabalho social e transformador que eles vem desenvolvendo na ong Casa da Árvore. Sim, estou falando do Aluísio e da Leila. Dois seres humanos fantásticos que descobriram na tecnologia da comunicação móvel um sentido, uma direção à seguir para transformar simples idéias em conteúdos visuais que expressam o que a juventude tocantinense pensa e como ela vê o mundo em que vivemos.



Parabéns e obrigado, Aluísio e Leila, por acreditar que um evento como a 1ª Semana de Educação e Arte Digital de Palmas era possível. Agora é colher os frutos e se preparar para o ano que vem.

Semana de Educação e Arte Digital de Palmas. Tecnologia e Criatividade conectando pessoas.

 

 

fonte: http://erickgoes.blogspot.com/